domingo, 22 de abril de 2012

Carta aberta do PAN Porto aos Bombeiros Voluntários de Barcelos

Exmos. Srs.,

O Conselho Local do Porto do Partido pelos Animais e pela Natureza vem por este meio associar-se ao coro de cidadãos que se têm manifestado contra a colaboração da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Barcelos na corrida de touros marcada para o próximo dia 6 de Maio em Barcelos.

Lemos cuidadosamente o esclarecimento publicado no site da AHBVB, sem contudo encontrar no mesmo qualquer argumento eticamente aceitável para a associação ao evento mencionado. É compreensível que os Bombeiros Voluntários de Barcelos necessitem de fundos que suportem a sua actividade, mas é absolutamente lamentável e a todos os níveis reprovável que procurem angariá-los através de eventos de cariz sádico, de resto sem tradição significativa na zona Norte do País. Segundo o referido esclarecimento, "a esmagadora maioria da população" portuguesa aceita as corridas de touros, uma afirmação que levanta sérias dúvidas, até por contrariar em absoluto os números de um estudo recente, segundo o qual mais de 50% dos portugueses é a favor da abolição da tauromaquia no país.

"Vida por Vida" é o lema da AHBVB, mas o que agora vemos é essa entidade a associar-se a uma actividade que promove o sofrimento e a morte por divertimento, como se os fins justificassem os meios. Se é verdade que, ao longo dos seus quase 130 anos de existência, a AHBVB "pautou sempre a sua actuação por valores de respeito, humanidade, solidariedade, tolerância e honestidade", é com grande pesar que vemos a instituição manchar de forma indelével esse imaculado currículo.

Solicitamos por isso à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Barcelos que reconsidere e tome a única decisão eticamente correcta, a de cessar a colaboração com o evento de dia 6 de Maio e recusar a angariação de fundos às custas de actividades baseadas em sofrimento e derramamento de sangue. Caso a decisão da AHBVB se mantenha, o PAN Porto não deixará de manifestar, de forma cívica e pacífica mas veemente, o seu repúdio por tal atitude, indigna de uma entidade tão nobre como uma corporação de bombeiros.

Com os nossos melhores cumprimentos,

O Conselho Local do Porto do Partido pelos Animais e pela Natureza

2 comentários:

  1. Vou acompanhar esta situacao esperando que os bombeiros de Barcelos desistam do evento. Caso o nao facam nao volto a d(o)ar um tostao a qualquer associacao de bombeiros.

    ResponderEliminar
  2. De mim tambem nao voltam a ver nem mais um tusto, nem os bombeiros de barcelos nem nenhuma outra corporacao. Paga o justo pelo pecador. Finito. Bolsa fechada. Nao colaboro com torturadores de animais.

    ResponderEliminar