quinta-feira, 19 de abril de 2012

Comunicado do PAN Porto sobre o despejo do Es.Col.A da Fontinha

O Conselho Local do Porto do Partido pelos Animais e pela Natureza solidariza-se com o Es.Col.A - Espaço Colectivo Autogestionado do Alto da Fontinha, censurando veementemente a actuação injusta, irresponsável e desmesurada da Câmara Municipal do Porto e dos agentes policiais destacados para o despejo desta manhã.

Iniciativas como o Es.Col.A constituem um exemplo daquilo que há de melhor na sociedade civil - a capacidade e a vontade de empreender e trabalhar em prol da comunidade, sem exigir nada em troca. Um projecto que não recebe quaisquer apoios financeiros, baseado na liberdade e responsabilidade de todos os seus membros, nascido a partir da recuperação de um edifício público abandonado e degradado, bem acolhido pelos moradores da zona e concebido para promover a educação, a cultura, o lazer e os laços sociais numa comunidade com parcos recursos, deveria ser aplaudido, encorajado e apoiado por um executivo que estivesse verdadeiramente interessado no bem dos seus munícipes. A CMP, pelo contrário, preferiu responder com entraves burocráticos, pseudo-soluções temporárias e, por fim, repressão e violência.

Hoje, com o objectivo de desmantelar um projecto comunitário constituído por um grupo de cidadãos pacíficos, houve bombeiros a serem enviados sem farda e de cara tapada para uma missão que desconheciam, detenções, agressões da polícia a civis desarmados e até uma tentativa de auto-imolação. Os móveis e equipamentos do Es.Col.A, que até ontem serviam crianças e adultos, foram atirados pelas janelas. A menos de uma semana da comemoração do 25 de Abril, somos levados a perguntar-nos, com tristeza e revolta, que cidade e que país são estes em que vivemos. Que este acontecimento que a todos nos envergonha sirva também para mobilizar-nos para a luta pelo Porto e pelo Portugal que queremos!

3 comentários:

  1. Em vez de se tentar imolar deveria era ter regado com gasolina a entrada da Camara as viaturas e politicos que se lhes atravessassem à frente e chegar-lhes o fogo! Sim... ainda ha-de vir o tempo em que estes politicos de algibeira, bandidos e corruptos que só sabem é roubar o dinheiro dos contribuintes e não pagar a quem devem terão que fugir a sete pés de um povo revoltado....e olhem que não falta muito tempo....vão fazendo as malas....

    ResponderEliminar
  2. Talvez devêssemos agendar uma nova revolução para a próxima 4.ª-feira.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar