quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Manifestação em frente ao Consulado de Espanha contra o "Touro de Fogo"

No passado domingo, dia 6 de Novembro, a partir das 16h da tarde, 60 pessoas juntaram-se em frente ao Consulado de Espanha no Porto manifestando-se contra o "Touro de Fogo".

Numa manifestação independente, apartidária e silenciosa, o objectivo consistiu em passar a mensagem principal da causa: acabar com um "espectáculo" que não é mais do que crueldade para com os animais.
Como não poderia deixar de ser, o PAN apoiou esta iniciativa e esteve presente.

Todos os anos, na segunda semana de Novembro, um "espectáculo" horrível realiza-se nas ruas da cidade espanhola de Medinaceli. Este entretenimento primitivo tem o nome de "Toro Jubilo" e consiste em levar touros para uma praça, ateando fogo aos seus chifres para vê-los morrer em agonia. Os "Toros de Fuego" são oriundos de Valência e continuam a ser uma prática corrente na Catalunha, apesar das proibições das touradas de morte.
A violência deste "espectáculo" pode ser observada no vídeo que se segue: http://youtu.be/zUbHKsgu8V4

Em Lisboa, no mesmo dia, e à mesma hora, ocorreu também uma manifestação em frente à Embaixada de Espanha e contou com o apoio e participação do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) e da Associação Animal.

Inserido no movimento «World Event to End Animal Cruelty» (WEEAC), esta iniciativa a nível mundial aconteceu em simultâneo em vários países.
Em Portugal, estas manifestações, contaram com a presença de pessoas de várias idades e com hábitos alimentares variados (omnívoros, vegetarianos e vegans).

A organização desta manifestação, que partiu de pessoas individuais, apela a que se assinem também duas petições online para que se tente pôr fim a esta barbárie à qual alguns ainda preferem chamar "arte ou "tradição":
www.change.org/petitions/live-bull-to-be-set-on-fire-spain-action-needed
www.thepetitionsite.com/1/firebull---stop-the-burning-of-live-bulls


Os activistas estão a promover também um Boicote ao Turismo em Espanha apelando para que as pessoas só voltem a fazer turismo em Espanha quando o país tiver abolido os festivais sádicos contra animais, como as touradas e os touros de fogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário