domingo, 1 de maio de 2011

Comitiva do PAN visitou o Mercado do Bom Sucesso, no Porto

Uma comitiva do Partido pelos Animais e pela Natureza, constituída pelo seu presidente, Paulo Borges, Fernanda Roxo, candidata n.º 2 pelo círculo eleitoral do Porto, e vários outros candidatos e apoiantes do partido deslocou-se esta manhã [quarta-feira] ao Mercado do Bom Sucesso, no Porto, onde conversou com os comerciantes sobre a sua saída iminente do espaço, que será reconvertido num hotel com galeria comercial. Os vendedores partilharam a sua revolta e desilusão perante a forma como a Câmara Municipal do Porto conduziu o processo, tendo mesmo afirmado que "a Câmara vendeu-nos".

Os cerca de 140 vendedores terão de abandonar o Mercado do Bom Sucesso até ao próximo dia 25 de Maio, sem que lhes tenha sido facultado um espaço provisório como fora inicialmente prometido, nem qualquer tipo de informação sobre a sua possível recolocação na galeria comercial prevista no novo projecto. Quem aceitou retirar-se do mercado receberá uma indemnização de valor irrisório e não negociável, mas para quem recusou a oferta da Câmara Municipal do Porto o futuro é incerto. "Para mim é uma acção de despejo, apesar de toda a gente pagar a renda", disse-nos Pedro, que apontou ainda, tal como outros vendedores, o facto de não ter sido organizada uma defesa comum dos seus interesses, pois "o poder em Portugal é forte com os fracos e fraco com os fortes". Os comerciantes do mercado estão convictos de que a união poderia ter levado o processo a um desfecho diferente, mas "agora é tarde".

O PAN manifesta a sua solidariedade para com os vendedores do Bom Sucesso, lamentando a perda deste mercado emblemático da cidade do Porto e assumindo a defesa de uma reabilitação urbana socialmente responsável, centrada no respeito não apenas pelo património arquitectónico mas também, e sobretudo, pela comunidade que o envolve e lhe dá sentido.

Sem comentários:

Enviar um comentário