terça-feira, 13 de outubro de 2009

Hipocrisia chegou ao Bloco de Esquerda

O programa eleitoral do Bloco de Esquerda para as Eleições Legislativas 2009 era o único que defendia a proibição de rodeos em Portugal.
O único município do país onde se realizaram rodeos após as referidas eleições foi Salvaterra de Magos.
Salvaterra de Magos é, curiosamente, também o único município presidido por um autarca apoiado pelo Bloco de Esquerda.

Não tenhamos ilusões. Se queremos realmente uma profunda mudança na forma como a sociedade portuguesa trata os seus animais, só existe uma solução política.
E essa solução chama-se Partido Pelos Animais.

5 comentários:

  1. Realmente, também achei inacreditável!

    ResponderEliminar
  2. Lamento que o grupo do Porto do PPA diga que Salvaterra foi o único município com rodeo em Portugal, quando ainda este ano houve um rodeo no Porto .

    E nessa altura o Bloco de Esquerda posicionou-se contra a sua realização: http://bit.ly/PD2F6

    ResponderEliminar
  3. Anónimo,
    Obrigado pelo reparo.
    O que se queria dizer era que Salvaterra de Magos foi o único município do país onde se realizaram rodeos após as Eleições Legislativas 2009 (já foi alterado o texto).
    Quanto ao rodeo do Porto, não foi este ano, foi em Setembro de 2008.
    A diferença é que o PPA condena todas estas acções, independentemente do local onde ocorrem.
    Quanto ao BE, pelos vistos só as condena nos municípios onde não tem a presidência.
    Vamos então aguardar por um comunicado do BE igual ao do ano passado, que consta do seu link, e que transcrevo:

    "Rodeio não é cultura!
    O anúncio do apoio da Câmara Municipal do Porto e da empresa municipal Porto Lazer ao rodeio que se realiza no Parque da Cidade merece o maior repúdio do Bloco de Esquerda.
    O rodeio é um espectáculo no qual animais são forçados a terem comportamentos agressivos. Através de métodos como a colocação de um sedém (artefacto de couro colocado sobre o escroto do animal), choques eléctricos em zonas sensíveis ou colocação de objectos pontiagudos sobre a sela, os animais exibem um comportamento violento, fora do habitual, pinoteando devido à dor infligida.
    Este tipo de espectáculos nada tem a ver com o Porto, cidade que nunca foi palco de espectáculos envolvendo maus-tratos a animais.
    Rui Rio já nos habituou ao deserto cultural: de cada vez que ouve falar em cultura, puxa duma calculadora. Também já nos habituou a espectáculos, como no império Romano de “pão e circo”, altamente poluidores, pagos com dinheiros públicos, como a neve artificial na rua 31 de Janeiro ou as corridas de automóveis. Que agora dê apoio financeiro e logístico a um evento como um rodeio apenas mostra como tem uma visão distorcida do que é a cultura.
    Para tornar tudo ainda mais grave, o rodeio é ilegal, como aliás a recente decisão do Tribunal de Faro comprova, ao dar seguimento à providência cautelar contra o mesmo evento, quando se realizou no Algarve.
    O Bloco de Esquerda está solidário com as associações e os cidadãos que têm demonstrado a sua indignação com a realização do rodeio. Da nossa parte, continuaremos a pugnar para que o orçamento camarário seja de novo orientado para as actividades culturais, em vez de ser esbanjado com um espectáculo que além de ilegal é cruel."

    ResponderEliminar
  4. Já era de esperar que do BE viessem contradições e é lamentável que se diga só o que o povo quer ouvir e não ser coerentes no discurso. O PPA além de coerente defende todos os animais por igual sejam domésticos ou selvagens,portáteis ou gigantes. Vou tentar recolher mais algumas assinaturas para que este projecto siga em frente já chega de hipocrisias. Abraço a todos

    ResponderEliminar
  5. O partido político Bloco de Esquerda não serve para mim. Estou a juntar assinaturas para as entregar em mão na Travessa do Covelo brevemente.

    ResponderEliminar